11 de junho de 2012

PJ de Nova Friburgo em formação de Lideranças Jovens


“Sonho que se sonha junto é realidade!”

Nos dias 18 a 20 de maio a Pastoral da Juventude do Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo realizou o V Curso de Formação de Lideres. Foram meses sonhando, e esperando a hora de passar adiante o sonho de construirmos um momento novo, e foi nesse intuito que durante estes dias a Paróquia de São Roque, no bairro de Olaria, tornou-se a casa de cerca de 45 jovens que partilharam seus desejos e angústias e reuniram-se em torno do projeto de fortalecimento da juventude local.


Estiveram presentes representantes das Paróquias de São Roque, São Sebastião (Lumiar), Santo Antonio do Cristo Ressuscitado (Prado), São Francisco de Assis (Centro), Sant’ana (Cônego), Sant’ana (Japuíba), Catedral de São João Batista (Centro), Imaculada Conceição (Conselheiro), Imaculada Conceição (Cachoeiras de Macacu), Nossa Senhora Conceição do Paquequer (Sumidouro), Santo Antonio do Paquequer (Campinas), Santa Teresinha (Conselheiro), Nossa Senhora do Rosário (Riograndina), Santa Edwiges (Vale dos Pinheiros), da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) e dos movimentos Effatá e Comum Unidade.

Foi construído um caminho metodológico muito rico, motivando o estudo e planejamento do dia-a-dia nos grupos jovens a fim de alcançar melhores resultados. Os jovens refletiram sobre o Projeto de Vida que desejam construir e como o trabalho pastoral se insere nisso. Ao final, foram construídos projetos que visam revitalizar os grupos existentes e nuclear novos grupos, podendo assim revigorar as forças e sustentar o sonho de ver crescer a juventude, motivados pela Jornada Mundial da Juventude, e de construir a Civilização do Amor.

Sem dúvida, foram momentos onde todos puderam apresentar as preocupações e em Comunidade, como Igreja Jovem, buscar soluções para as questões trazidas por todos. Nesse espírito, todos e todas retornaram para as comunidades e paróquias com muitas novidades na bagagem, mas também, muita esperança, no desejo de cada vez mais construir a juventude que vive e crê no AMOR de Jesus Cristo.

Fonte: Vicariato Sede - Diocese de Nova Friburgo

Um comentário: