Organização


A Pastoral da Juventude, organização jovem no corpo Igreja do Brasil, se divide de acordo com a forma da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em REGIONAIS. O Estado do Rio de Janeiro forma o Regional Leste 1 da CNBB, que congrega todas as Dioceses do Estado do Rio de Janeiro. 


Estamos assim, divididos em duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói.

Compõem a Província de São Sebastião do Rio de Janeiro: a Arquidiocese do Rio de Janeiro (sede), a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, a Diocese de Duque de Caxias-São João de Meriti, a Diocese de Itaguaí, a Diocese de Nova Iguaçu e a Diocese de Valença.

Compõem a Província de Niterói: a Arquidiocese de Niterói (sede), a Diocese de Campos dos Gouytacazes, a Diocese de Petrópolis, a Diocese de Nova Friburgo e a Administração Apostólica São João Maria Vianney.


" Somente uma Juventude organizada
será uma juventude forte." (PUEBLA)



Grupos Jovens

A Pastoral da Juventude tem os grupos jovens como uma opção político pedagógico onde a vivência grupal acontece para a ação evangelizadora. “Organizamos-nos a partir dos grupos jovens, por acreditar que este é um espaço privilegiado de valorização do protagonismo juvenil, da vivência da comunitária e da evangelização. Fator importante para o processo de educação na fé. A reunião do grupo é um momento importante e fundamental na vida do grupo. É no processo de reunião que o grupo nasce, cresce e amadurece. A reunião é o “miolo” da fruta, na formação integral do grupo jovem que entra no processo”.
Os grupos de base são grupos que se reúnem frequentemente para a reflexão. Comprometem-se na oração e ação. São grupos de vida, onde todos tem (e deve ter) sua própria maneira de ser.
Não existe um modelo pronto, para ser copiado. O desenvolvimento das reuniões e encontros, possuem características diversas em cada lugar e grupo. Enfim o grupo é lugar de amizade, de crescimento na fé, de socialização juvenil, de conhecimento integral de si, do outro/as, da comunidade, da sociedade, do projeto de vida e da vocação (Plano Trienal da PJ 2005-2007).

Fonte: Pastoral da Juventude: um jeito de ser  e fazer. Orientações  para a caminhada: um CORPO em construção. Org. Lourival Rodrigues da Silva. São Paulo: CCJ, 2009.