Jovens da PJ do Vicariato Litoral com d. Eney, bispo Diocesano |
Éramos uma multidão pouco mais de 600 jovens reunidos no Colégio Cenecista N. Sr. Do Desterro em Quissamã/ RJ, unidos por um objetivo em comum: a busca pelo Reino e a construção da tão sonhada civilização do amor. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Deste modo, aproveitamos a oportunidade para repensar as relações sociais e afetivas que estabelecemos. Como disse o Papa João Paulo II: “Sim, é tempo de olhar, com a coragem da memória e o sincero reconhecimento das responsabilidades, a longa história da humanidade, para a qual as mulheres deram uma contribuição não inferior à dos homens, e a maior parte das vezes em condições muito mais desfavoráveis.” Se os homens vivem em condições favoráveis e cômodas a eles, são as mulheres que marcam nossa história provocando mudanças através de sua luta pelo reconhecimento e respeito à identidade e dignidade feminina.
Celebração Eucarística presidida por d. Edney |
Durante o dia, tivemos o prazer de ouvir a palestra do José Augusto, um dos fundadores da PJ no nosso Vicariato, sobre o papel histórico da mulher na sociedade. Como a atuação feminina mudou e continua mudando a cultura na qual estamos imersos. E também a palestra do Washington, sobre o protagonismo de Maria. A animação ficou por conta das Bandas Frutos do Espírito e Trinum.
Tivemos 12 oficinas diferentes que refletiam o tema principal, onde cada jovem pode participar de duas. Foram oficinas de música, teatro, dança, artesanato... Algumas já começam a dar frutos, como a de pagode católico. Em breve teremos uma roda de samba vicarial com direito a feijoada! Desde já sintam-se todos convidados.
Momento de encontro das coordenações nova e antiga da PJ |
A presença da “velha guarda pjoteira” (Washington, Robinho, Marcos Leoterio, Patrícia, Dudu, Wilson e Damião) neste DNJ foi emocionante e de grande ajuda. No ano de 2002 nesta mesma cidade, primeiro DNJ da maioria da coordenação atual, eram eles que estavam a frete da PJ.
Tenda da Pastoral da Juventude |
A Rádio Popular Fluminense esteve conosco durante todo o evento, com cobertura na integra e transmissão ao vivo do que estava acontecendo, também entrevistas com jovens, coordenação da PJ e alguns padres.
Encerramos o DNJ com a Santa Missa presidida pelo nosso bispo Dom Edney e concelebrada por vários padres de nosso Vicariato. Voltamos para casa com a esperança renovada, e com a missão de não só denunciar, mas lutar com por aquilo que acreditamos com protagonismo e ousadia.
Nathália Andraus
Acredito que um perfeito resumo... A Pstoral da Juventude sem timidez para orar e com coragem para lutar. Por isso foi um domingo completo.
ResponderExcluir