12 de abril de 2011

Jornada Diocesana da Juventude

O sonho de João Paulo II ao criar as Jornadas Mundiais da Juventude foi que elas fossem vividas tanto mundialmente quanto em cada diocese. Com esse propósito foi criado a seção Jornadas Diocesanas.

A experiência da Jornada Mundial da Juventude não pode ficar restrita ao encontro mundial que ocorre a cada três anos e muito menos aos que podem viajar e viver essa experiência em outros países. Ela foi sonhada pelo Santo Padre para reacender em cada um de nós jovens a chama do Amor e para demonstrar a força da juventude na transformação da sociedade.

jmj_bh_14Para o Brasil poder se preparar para ser sede de uma futura Jornada Mundial da Juventude, sonho de muitos jovens que conhecem a importância e a força de transformação que esse encontro possui, precisamos ter a espiritualidade da JMJ bem formada aqui. A melhor maneira de fomentar essa espiritualidade é trazer essa vivência para as nossas dioceses: experimentar a diversidade de carismas na unidade da fé em Cristo.

bh_jornada4Por isso, as Jornadas Diocesanas devem ter essa espiritualidade ao mesmo tempo plural e centrada em Cristo e incentivar os jovens ao diálogo dentro da Igreja e com outras realidades também. Quanto mais as Jornadas Diocesanas se propagarem, mais os jovens brasileiros estarão preparados para acolherem todas as graças de uma JMJ.

As iniciativas de viver as Jornadas Diocesanas nas cidades brasileiras em comunhão com várias outras dioceses em todo o mundo serão registradas nesta seção.

A equipe da Jornada Arquidiocesana da Juventude de Belo Horizonte (MG) preparou um projeto de preparação e organização de uma Jornada Diocesana que poderá servir como exemplo para outras dioceses. Para acessar o arquivo e baixá-lo, clique AQUI (formato PDF - 1,33MB).

Caso a sua diocese também já tenha uma jornada diocesana, mande informações de como é feita a preparação, como são os dias do evento, além de notícias e fotos, para divulgarmos a cultura das Jornadas por todo nosso Brasil. Escreva para pastoraldajuventudeleste1@gmail.com

Imagens: Jornada Arquidiocesana de Belo Horizonte (2007)


Nenhum comentário:

Postar um comentário