24 de abril de 2011

Cristo ressuscitou!


A Aurora radiante do domingo de Páscoa é a imagem de Cristo Triunfante que, ao sair do sepulcro, ilumina uma nova e eterna criação. Jesus não permaneceu no sepulcro. Ele ressuscitou dos mortos e está vivo no meio de nós. Não devemos procurar entre os mortos Aquele que está vivo.

Hoje a VIDA se manifesta na sua plenitude, vitoriosa sobre a morte, para que todos tenham vida e muita vida.

As primeiras leituras apresentam o testemunho do Cristo Ressuscitado realizado por Pedro e Paulo, duas colunas da Igreja, sobre as quais se funda a fé da Igreja de todos os tempos.

Na 1ª leitura temos o Testemunho de Pedro. (At 10,30a.37-43)

Convocado pelo Espírito, Pedro entra em casa de Cornélio, em Cesaréia, expõe-lhe o essencial da fé e batiza-o, bem como a toda a sua família.

O episódio é importante por dois motivos:

- Cornélio é o primeiro pagão admitido ao cristianismo por um dos Doze. Significa que a vida nova que nasce de Jesus é para todos os homens.
- O texto é uma composição do "kerigma" primitivo:

Kerigma : É o anúncio essencial da fé, o resumo da mensagem cristã. Que leva a aceitação do Cristo e da sua mensagem, através do Batismo:

* Pedro começa por anunciar Jesus como "o ungido", que tem o poder de Deus; * depois, descreve a atividade de Jesus, que "passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos";

* em seguida, dá testemunho da morte de Jesus na cruz e da sua ressurreição;

* finalmente, Pedro tira as conclusões acerca da dimensão salvífica de tudo isto:"quem acredita nele, recebe, pelo seu nome, a remissão dos pecados".

A verdade da Ressurreição é o núcleo central e fundamental da pregação apostólica sobre a obra redentora de Jesus. E os discípulos devem se identificar Jesus e ser testemunhas de tudo isto, para que essa proposta possa atingir todos os povos.

A 2ª leitura dá o Testemunho de São Paulo: (Cl 3,1-4)

O Batismo nos põe em comunhão com Cristo ressuscitado. Disso resulta um conjunto de exigências práticas, que ele enumera a seguir. A Vitória da vida se manifesta em nós através das obras.

O Evangelho descreve a atitude da Comunidade cristã diante da Ressurreição, "no primeiro dia da semana". (Jo 20,1-9)

1) MARIA MADALENA é a primeira a dirigir-se ao túmulo de Jesus. Apesar de já ser madrugada, ainda é "escuro". As trevas da dor, da separação e da saudade ofuscam os olhos da esperança no alvorecer de um novo dia. Mas a pedra está retirada, o túmulo vazio... Confusa retorna correndo para relatar o fato a Pedro e João.

Ela representa a nova comunidade que acredita, inicialmente, que a morte triunfou e vai procurar Jesus morto no sepulcro: é uma comunidade perdida, desorientada, insegura, desamparada, que ainda não assimilou a morte de Jesus. Mas, diante do sepulcro vazio, descobre que a morte não venceu e que Jesus continua vivo.

2) PEDRO representa, nos Evangelhos, "o Discípulo obstinado" , para quem a morte significa fracasso e que se recusa a aceitar que a vida nova passa pela humilhação da Cruz.

3) JOÃO representa "o Discípulo ideal":

que está em sintonia total com Jesus, que corre ao seu encontro de forma mais decidida, que compreende os sinais: "Entrou, viu e creu". Ele é o modelo do Homem Novo, do homem recriado por Jesus.

* Os dois discípulos correm ao túmulo de Jesus na manhã de Páscoa.

Nota-se o impacto produzido nos discípulos pela morte de Jesus as diferentes disposições existentes entre os membros da comunidade cristã.


+ A Páscoa é uma PASSAGEM da Morte para a Vida.

E quantos "Sinais de Morte" nós vemos ainda hoje no mundo:

- Abortos, drogas, bebidas, tentativas de suicídios...

- Violência... Fome... doença... analfabetismo... desemprego..

- Quantos galhos secos, sem folhas e sem frutos:

- secos espiritualmente: em pecado... separados de Cristo...

- secos comunitariamente: acomodados, não atuantes...

à Quais são os nossos sinais de Morte ?

Aquilo que deve morrer dentro de nós... para ressuscitar uma vida nova com mais alegria e mais esperança?

+ Deus quer a Vitória da Vida...

A festa da Ressurreição renova a fé em Cristo vencedor da morte.

A vida recebe na ressurreição de Jesus a semente da eternidade.

Ser Cristão é ser protagonista da Ressurreição nos pequenos gestos de cada dia.

Todo aquele que defende a vida e ama os irmãos trabalha para a construção de um mundo melhor...

+ Cada missa, um reviver da Páscoa...

motivando-nos para abandonar os caminhos de morte e "escolher" os caminhos da vida...

Autor/Fonte: www.buscandonovasaguas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário