18 de abril de 2011

Jornada da Juventude na arquidiocese do Rio


jovens_jornada
O Vicariato Norte da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) acolheu na tarde do sábado, 16, a Jornada Arquidiocesana da Juventude. Milhares de jovens se reuniram em frente à estação Estácio do metrô para testemunharem publicamente a sua fé, durante a Procissão de Ramos, que seguiu até a Rua Alzira Brandão, na Tijuca, onde houve missa e, em seguida show. O evento comemorou o Dia Mundial da Juventude, marcando o início da Semana Santa para a arquidiocese do Rio de Janeiro.
Jovens de todos os bairros da cidade, portando cartazes, faixas e bandeiras das pastorais e movimentos de juventude que representam, se reuniram ao arcebispo dom Orani João Tempesta, para este momento de manifestação pública da fé. Motivados pelo tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, [mesmo tema da Jornada Mundial da Juventude], os presentes puderam demonstrar toda a alegria e vitalidade da Igreja pelas ruas por onde passaram. Com trio elétrico e a animação da banda Novo Viver, a ocasião demonstrou o rosto jovem de Cristo pelas ruas da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Na abertura do encontro, dom Orani entregou aos representantes dos movimentos de juventude que compõem o Setor Jovem — completando um ano de existência na arquidiocese — os ramos bentos para a procissão.Durante o momento de reflexão inicial, o arcebispo recordou que reunir a juventude junto com o pastor foi iniciativa do papa João Paulo II, em 1984, que, na ocasião, entregou aos jovens a cruz e o ícone de Nossa Senhora, para que, por meio do simbolismo de ambos, passassem a ser verdadeiramente missionários, anunciadores do Cristo em comunhão com a Igreja. Dom Orani destacou ainda que a data era oportuna para testemunho e comprometimento.
"Hoje é o dia da manifestação da juventude que acolhe Cristo e se compromete com ele. (...) O jovem é convidado a não ter medo de se comprometer com Cristo e de testemunhá-lo”, disse o arcebispo.
Para o bispo auxiliar e animador do Setor Jovem da arquidiocese, dom Antonio Augusto Dias Duarte, a Jornada Diocesana revela a força da fé, que, ao contrário do que muitos pensam, não atinge apenas setores restritos da Igreja, chega também aos jovens, que estão ávidos por conhecer Jesus Cristo e por se aprofundarem na fé.
“Este momento serve pra revitalizar essa verdade: que os jovens estão à procura de Deus, revelou o bispo.
Thiago Rodrigues, membro da Pastoral da Juventude da paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro de Colégio, pareceu concordar com a perspectiva de dom Antonio.
“Participar deste momento significa vivenciar que a juventude ainda hoje acredita no poder de Cristo, assume isso e mostrando pra todo mundo”, afirmou.
Durante a homilia, dom Orani deu ênfase à importância do testemunho de vida. “Nós somos chamados a testemunhar em quem nós cremos. (...) Colocar as nossas raízes em Cristo faz com que a gente vá edificando a nossa fé. (...) Que o testemunho de cada um preencha o nosso coração e transborde para o mundo”, desejou.
Pedidos especiais à juventude
Ao término da missa, dom Antonio Augusto deixou uma advertência aos jovens. “Não deixem mais que haja esses gritos que querem tirar Jesus Cristo de dentro de vocês, essa força do amor de Deus e para Deus. E a única forma de impedir esses gritos é vocês, onde estiverem, não terem medo de abrir o coração dos jovens para que Cristo entre. Não há nada que possa tirar Jesus Cristo do nosso coração”, afirmou.
Também o arcebispo chamou os presentes à consciência da responsabilidade pessoal de comunicar a Boa Nova pelas Redes Sociais, tão amplamente usada pelos jovens.
“Vocês têm a tendência de usar as mídias sociais, onde há muita coisa estragada: frustrações, ódios, rancores. Que vocês carreguem nas redes sociais o amor de Deus e o anúncio de Jesus Cristo, com a responsabilidade de contagiar com o Testemunho do Evangelho”, frisou dom Orani.
Compromisso de amor
A juventude do Rio de Janeiro quis agradecer ao arcebispo por todo o seu apoio para os trabalhos que realiza. O texto lido, pôde expressar a intenção de oração de cada um para que a JMJ de 2013 possa acontecer no Brasil, preferencialmente no Rio de Janeiro, e também manifestou um desejo de compromisso. “Queremos ser instrumentos de paz e bondade e contribuir com a evangelização”, afirmou o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário