1 de dezembro de 2011

PJ Leste 1 na II Conferência Estadual de Juventude

Alguns dos pejoteiros/as presentes na II Conferência Estadual
A II Conferência Estadual de Juventude aconteceu no final de semana, 28, 29 e 30 de outubro de 2011, no Circo Voador. Não houve quem não associasse esta Conferência a um grande circo, numa leitura literal da palavra que define o local porque realmente não nos remetia ao seu histórico, palco de expressão musical da juventude carioca na década de 1980. Como representação da PJ do regional leste 1 estavam presentes: Jorge Roberto e Eduardo da Diocese de Nova Friburgo; Julio, Natalia, Edmilson, Beto e Braga da Diocese de Barra do Pirai e Volta Redonda; Letícia, Hugo e Helder da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti; Luan da Diocese de Itaguai. Ainda tivemos a presença de Gabriel Jaste como representante da PJ leste 1 na Comissão Organizadora da Conferência.

Desde o inicio da II Conferência Estadual de Juventude, previsto para sexta às 14h com inicio do credenciamento, aconteceram diversos problemas de organização, de infra-estrutura, que foram se somando a politicagem e que tiveram como resultado um processo completamente anti-democrático. O credenciamento só começou às 17h30 com uma fila confusa e uma equipe completamente perdida, dividida entre membros da COE, da Superintendência Estadual de Juventude e funcionários de uma empresa contratada. O credenciamento de delegados pela manhã e de suplentes e observadores no sábado prejudicou o andamento do cronograma do evento, além da falta de controle das delegações nos hotéis. Além disso, para os delegados que vieram de municípios a menos de 100 km da capital do Estado não foi providenciado pela COE nenhum alojamento e nem transporte o que desmobilizou muitos jovens. Apesar da maioria desses municípios ter conseguido transporte para ir na sexta-feira, como os delegados tinham que ir pra casa e voltar pela manhã no sábado e fazer o mesmo no domingo, muitos não voltaram, o que reduziu suas delegações pela metade.

No sábado pela manhã, na discussão do Regimento Interno da Conferência ,que só começou às 11h, alguns membros da PJ pautaram mudanças necessárias no documento. Sendo o Regimento o instrumento que coloca os direcionamentos para a votação e aprovação de propostas e de delegados para a Conferência Nacional entendemos que ele foi manipulado para que não propiciasse que os municípios menores tivessem o mesmo peso que os maiores nessas discussões. Os grupos de trabalho que aconteceram no sábado a tarde foram espaços de debate sobre propostas para as PPJs muito diversos, muito construtivos em sua maioria mas alguns grupos tiveram problemas, em um deles uma jovem teve sua fala limitada sobre pensar questões relacionadas a juventude rural pela posição da facilitadora de só considerar falas relativas a juventude urbana que, segundo ela, era maioria. Sábado a noite foi cedido aos delegados ingressos para o show do Paralamas do Sucesso no mesmo local. Sendo que, apesar do show estar previsto no cronograma, não foi avisado com antecedência aos municípios que os menores de idade não poderiam participar do show pois ele não seria fechado apenas para os delegados. Prezamos pelo respeito ao ECA, pela integralidade dos jovens adolescentes, mas como não entraram no show, muitos deles ficaram pela Lapa sem um responsável maior de idade pois a grande maioria de delegados foi ao show.

No domingo pela manhã, estava previsto a discussão e aprovação de propostas que só começou às 11h00. A presidente da COE junto com o Superintende Estadual de Juventude foi a frente e pediu que aprovássemos as propostas através da seguinte dinâmica: todas as propostas seriam colocadas em grandes cartazes num mural e os delegados receberiam 5 adesivos de bolinha que deveriam ser colocados nas 5 propostas mais gostassem. As propostas que tivesse maior número de bolinhas seriam aprovadas. Infelizmente a plenária aprovou essa metodologia que não permitiu que as propostas fossem discutidas com todos os delegados. O mural era muito grande e tinha propostas dos dois lados, muitos delegados só passaram pela frente do mural, não foram orientados de que haviam propostas nas costas dele, consequentemente essas propostas que ficaram escondidas tiveram menor votação, nelas estavam, por exemplo, as discussões de juventude e cidade, juventude e gênero, juventude e diversidade. As propostas com maioria de votos tinham como foco a melhoria das condições de trabalho aos professores da rede, 10% do PIB para a educação, pólos das universidades federais e estaduais em municípios do interior do Estado, passe livre para todos os estudantes inclusive universitários, meia entrada nos jogos da FIFA, entre outros.

O erro no credenciamento custou muito caro a muitos municípios que tiveram votos desconsiderados na eleição de chapas e perderam vagas na proporcionalidade. A eleição através de chapa única, fazendo votação apenas para que as chapas soubessem o número proporcional de vagas que lhes cabia, foi completamente confusa e mal explicada. As apresentações só foram feitas com todas as chapas fechadas, as discussões e politicagens das juventudes partidárias atrasaram todo o domingo. Discordamos completamente da forma como se deu essa votação, foi desnecessária essa disputa. Sendo que seria muito mais democrático se cada município recebesse a sua proporcionalidade e sentasse pra discutir quem seriam os seus delegados o que garantiria a paridade, a diversidade e a representatividade, sem deixar margem pra essas más práticas políticas. De maneira desumana, a apuração da votação só acabou às 22h30, foram aproximadamente 4h de espera e a lista de delegados final não foi oficializada publicamente só o número de delegados que cabia a cada chapa. Os pejoteiros/as presentes respeitaram a decisão conjunta dos delegados de seus municípios. Portanto, acabamos nos dividindo entre duas chapas. Os pejoteiros que irão nos representar na II Conferência Nacional de Juventude serão Letícia Viana (Diocese de Duque de Caxias), Jorge Roberto (Diocese de Nova Friburgo) e Braga Junior (Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda).

A Conferência Nacional de Juventude acontece dos dias 09 a 12 de dezembro na Capital Federal. Mais informações, veja em: http://www.juventude.gov.br/conferencia/

GT Teias da Comunicação – PJ Leste 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário