1 de dezembro de 2011

Dioceses do Rio refletem sobre evangelização e JMJ




por Andréia Gripp

As dioceses do Estado do Rio de Janeiro estiveram reunidas para a 10ª Assembleia Pastoral do Regional Leste 1 da CNBB, na última sexta-feira, 25 de novembro, no Centro de Estudos do Sumaré. Participaram do encontro os bispos diocesanos, auxiliares e eméritos, presbíteros e leigos que são assessores das diversas pastorais e representantes do Setor Juventude das dioceses.

Ao final do encontro, a Assembleia reunida emitiu uma nota sobre royalties e impacto ambiental, assinada pela presidência do Regional: Dom Orani João Tempesta, presidente, Dom Luciano Bergamin, vice-presidente, e Dom José Francisco Rezende Dias, secretário.
Na nota, manifestaram apreensão pelo impacto ambiental do vazamento de petróleo no Poço do Frade, na Bacia de Campos, e manifestaram apreensão pelos reflexos desse desastre na vida do povo. Sobre a questão dos royalties, o texto apóia a luta do povo do Estado do Rio de Janeiro, “que reivindica o aproveitamento dos royalties para o melhoramento das suas condições de vida, isto é, trabalho, educação, saúde de atendimento aos mais marginalizados”. Destaca também a preocupação da Igreja em que os recursos dos royalties, não sejam “aplicados em benefício próprio dos políticos ou de grupos econômicos privilegiados”.
Essa foi a primeira Assembleia Pastoral da presidência de Dom Orani João Tempesta no Regional. Segundo o Arcebispo do Rio, a reunião é importante para a articulação das dioceses e pastorais, que a cada ano escolhem um tema de seu interesse para reflexão, depois cada um dos segmentos participantes aplicam o conteúdo segundo suas necessidades.
— O importante é criar vínculos entre as dioceses e delas com o Regional, entre as pastorais, e, juntos, assumirmos alguns desafios que sejam importantes para a Igreja no Estado do Rio de Janeiro, explicou Dom Orani.

Por uma nova evangelização

A Assembleia Pastoral refletiu sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil (2011-2015) e sobre o tema do sínodo para bispos de 2012, A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã.
O primeiro a falar foi o Padre Marcos Berjarano, da diocese de Duque de Caxias. Ele explicou os principais pontos da DGAE e destacou as cinco urgências na ação evangelizadora, apontadas nas diretrizes: a Igreja em permanente estado de missão, a iniciação à vida cristã, a animação bíblica da vida e da pastoral, a Igreja comunidade de comunidades e a serviço da vida plena para todos.
— A primeira urgência apontada, a Igreja em permanente estado de missão, é a síntese de todas as outras. Essa missão, segundo o documento, além de urgente, é ampla e includente. Isso porque é destinada a todas as pessoas, sem distinção, afirmou o Sacerdote.
Em seguida, o Bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, explicou o que é a Nova Evangelização e apresentou aos participantes a estrutura do documento preparatório do Sínodo.
— O documento nos leva a refletir sobre como colocar os grandes temas da nossa fé cristã para a humanidade de hoje, que vive os seus desafios próprios, que são diferentes dos de séculos passados. Não podemos apenas repetir fórmulas, palavras que nem são entendidas pelo homem de hoje, quando muitos são descrentes e acham que Deus não é necessário. O documento mostra que certamente iremos falar pela palavra, mas sobretudo falaremos pelo testemunho que daremos, destacou o Bispo.



Após a exposição dos palestrantes, as dioceses foram divididas em grupos para responder a três perguntas: quais são os maiores desafios que a Igreja enfrenta, olhando dentro de si e fora de si e que pedem urgentemente uma Nova Evangelização?, como responder a estes desafios no Regional Leste 1, como viver a conversão pastoral proposta no Documento de Aparecida e reafirmada nas DGAE: o que deixar, o que assumir na ação das pastorais?. O plenário foi realizado após o almoço.

Jornada Mundial da Juventude
Após a plenária dos grupos de trabalho, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2013, com a presença do Papa Bento XVI, foi apresentada à Assembleia pelo Padre Jefferson Gonçalves, que coordena a equipe responsável pela realização das pré-jornadas.
O Sacerdote apresentou a estrutura que está sendo desenvolvida para a realização da JMJ RIO2013 e esclareceu dúvidas dos bispos e agentes do Setor Juventude do Estado do Rio de Janeiro.



— A Jornada é um momento de animação da ação evangelizadora junto à juventude. Não é um único projeto, pois a ação evangelizadora junto aos jovens não se restringe às jornadas, envolve ações em nível paroquial, diocesano e nacional. Necessita de uma grande capacidade de articulação, porque vivemos num mundo globalizado e na cultura desse mundo está inserida a juventude, frisou Padre Jefferson.

Fotos: Gustavo de Oliveira
Assessoria de Imprensa do Regional Leste 1 da CNBB
Fonte: http://cnbbleste1.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário