17 de novembro de 2011

DNJ 2011 – Vicariato Litoral – Diocese de N. Friburgo

Jovens da PJ do Vicariato Litoral com d. Eney, bispo Diocesano
O Dia Nacional da Juventude 2011 no Vicariato Litoral seguiu o tema nacional: Juventude e Protagonismo Feminino e o lema: Jovens Mulheres Tecendo Relações de Vida.
Éramos uma multidão pouco mais de 600 jovens reunidos no Colégio Cenecista N. Sr. Do Desterro em Quissamã/ RJ, unidos por um objetivo em comum: a busca pelo Reino e a construção da tão sonhada civilização do amor. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Deste modo, aproveitamos a oportunidade para repensar as relações sociais e afetivas que estabelecemos. Como disse o Papa João Paulo II: “Sim, é tempo de olhar, com a coragem da memória e o sincero reconhecimento das responsabilidades, a longa história da humanidade, para a qual as mulheres deram uma contribuição não inferior à dos homens, e a maior parte das vezes em condições muito mais desfavoráveis.” Se os homens vivem em condições favoráveis e cômodas a eles, são as mulheres que marcam nossa história provocando mudanças através de sua luta pelo reconhecimento e respeito à identidade e dignidade feminina.

Celebração Eucarística presidida por d. Edney
O evento teve inicio às 8h30 com um grande louvor. Como não poderia faltar, em seguida fizemos uma grande ciranda (e põe grande nisso) para nossa oração inicial, enquanto cantávamos que “virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade”.
Durante o dia, tivemos o prazer de ouvir a palestra do José Augusto, um dos fundadores da PJ no nosso Vicariato, sobre o papel histórico da mulher na sociedade. Como a atuação feminina mudou e continua mudando a cultura na qual estamos imersos. E também a palestra do Washington, sobre o protagonismo de Maria. A animação ficou por conta das Bandas Frutos do Espírito e Trinum.
Tivemos 12 oficinas diferentes que refletiam o tema principal, onde cada jovem pode participar de duas. Foram oficinas de música, teatro, dança, artesanato... Algumas já começam a dar frutos, como a de pagode católico. Em breve teremos uma roda de samba vicarial com direito a feijoada! Desde já sintam-se todos convidados.

Momento de encontro das coordenações nova e antiga da PJ
Outro momento marcante foi a procissão e adoração. Passando pelas ruas da cidade de Quissamã com as bandeiras do Grupo Jovem Renascer (que recebeu o DNJ) e da Pastoral da Juventude a frete do Santíssimo. Chegando à Paróquia N. Sr. do Desterro para a adoração, a entrega e participação dos jovens foi intensa.
A presença da “velha guarda pjoteira” (Washington, Robinho, Marcos Leoterio, Patrícia, Dudu, Wilson e Damião) neste DNJ foi emocionante e de grande ajuda. No ano de 2002 nesta mesma cidade, primeiro DNJ da maioria da coordenação atual, eram eles que estavam a frete da PJ.

Tenda da Pastoral da Juventude 
Apesar de ser uma realização da Pastoral da Juventude, outros movimentos como Shalom, Pastoral Missionária e alguns grupos de oração, estiveram presentes e nos apoiando, o que foi muito positivo.
A Rádio Popular Fluminense esteve conosco durante todo o evento, com cobertura na integra e transmissão ao vivo do que estava acontecendo, também entrevistas com jovens, coordenação da PJ e alguns padres.
Encerramos o DNJ com a Santa Missa presidida pelo nosso bispo Dom Edney e concelebrada por vários padres de nosso Vicariato. Voltamos para casa com a esperança renovada, e com a missão de não só denunciar, mas lutar com por aquilo que acreditamos com protagonismo e ousadia.

Nathália Andraus
Coordenadora da Pastoral da Juventude - Vicariato Litoral


Um comentário:

  1. Acredito que um perfeito resumo... A Pstoral da Juventude sem timidez para orar e com coragem para lutar. Por isso foi um domingo completo.

    ResponderExcluir