17 de novembro de 2011

Jovens católicos celebram em Niterói o Dia Nacional da Juventude

Imagine cerca de seis mil jovens reunidos para rezar, confraternizar e externar a alegria de viver na fé. Assim foi o domingo de 30 de outubro com a realização do Dia Nacional da Juventude no Colégio dos Salesianos em Santa Rosa, Niterói. Pregações, testemunhos, shows, feira de produtos religiosos e deliciosos quitutes rechearam o evento.

Arquidiocese de Niterói adotou como tema do evento o mesmo da Jornada Mundial da Juventude ocorrida em agosto desse ano, em Madri, na Espanha: “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7). Uma réplica da cruz, símbolo da JMJ foi exposta no início do encontro. Em consonância com a Pastoral da Juventude, alguns grupos de jovens agregaram também em sua preparação o tema nacional “Juventude e Protagonismo Feminino”, com o lema : “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.

D. Alano abre programação do DNJ Niterói

Pela manhã, d. Alano Maria Pena, bispo da Arquidiocese de Niterói, conduziu o momento de acolhida e oração, que contou também com testemunhos de jovens que participaram da Jornada em Madri. Na hora do almoço, foi servido um estrogonofe de frango caprichado. Na volta, teatro e animação para não deixar ninguém dormir.

Na parte da tarde, o padre Rafael, conduziu a pregação. Em seguida, o padre Sérgio liderou a adoração. Já no fim do dia, D. Alano presidiu a missa. E para fechar a programação o show com Davidson Silva levantou o público e fez todo mundo tirar o pé do chão com o repertório de músicas como “Segura a minha mão” e “Nada nos separará”.

Esse foi um dia marcante na vida da juventude católica do leste fluminense e que iniciou um processo de envolvimento da nossa região na construção da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro.

 - Só o fato de estar presente em um evento arquidiocesano onde se manifesta rosto jovem da Igreja, com seis mil jovens, já traz em si um grande significado – comenta Fábio da Fonseca, coordenador da Pastoral da Juventude da Paróquia Nª Sª das Dores (Ingá), do Vicariato Niterói. Ele aprofunda sua avaliação da atividade: “um dos momentos mais marcantes foi quando rezamos, um jovem intercedendo pelo outro, nos grupos tendo como fundo a música "Viver pra mim é Cristo". Outro momento importante foi a Missa, principalmente a procissão de entrada com o Ginásio dom Bosco lotado e todos levantando os braços, depois a homilia de Dom Alano. O encerramento também foi especial ao ver a alegria da juventude pulando, dançando e cantando. 

Próximo DNJ da arquidiocese será no Vicariato Oceânico

Em 2011, completam-se 26 anos de celebração do Dia Nacional da Juventude.  Esta é uma história de muita reza, muita luta e muita festa. Um caminho feito pela Igreja, pelos próprios jovens, e amigos da juventude, em todos os cantos deste país. O que não faltam são razões para celebrar a vida da juventude, lutar por direitos, defender a vida, fortalecer a fé, semear sinais do Reino.

O evento no Salesianos uniu os jovens das diversas paróquias da Arquidiocese de Niterói que abrange além da antiga capital fluminense, os Vicariatos São Gonçalo, Alcântara, Oceânico, Lagos e Rural. Durante a missa foi anunciado que a edição de 2012 do DNJ será sediada no Vicariato Oceânico.

Rafael Duarte e Fábio de Oliveira
Coordenadores da PJ da Paróquia Nª Sª das Dores (Ingá) - Vicariato Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário