4 de novembro de 2011

DNJ 2011 em Volta Redonda


Jovens lotam o pavilhão da Ilha São João

Com o Lema: “Jovens mulheres tecendo relações de vida”, a Pastoral da Juventude (PJ), da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, realizou o 26º Dia Nacional da Juventude (DNJ), mantendo a tradição, com Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Biasin, na Co-Catedral de Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda, concelebrada pelo bispo emérito Dom João Maria Messi (OSM), além da presença de vários padres, das regiões pastorais da diocese. Após a celebração, cerca de três mil jovens saíram em Caminhada de três quilômetros, em direção ao Pavilhão da Ilha São João, e durante o trajeto, lembraram da luta pela justiça, protagonizada principalmente pelas mulheres mártires pela causa do Evangelho como: Margarida Alves, Zilda Arns, Madre Teresa de Calcutá e tantas outras que entregaram à vida pelo reino de Deus.

Missa do DNJ presidida por d. Francisco Biasin
“É um momento de alegria e gratidão, porque estar no meio da juventude, alegra o coração da gente. A Igreja ao longo dos anos, atuou ao lado da juventude, buscando conjuntamente, protagonizar mudanças por um país melhor, e certamente se renova com a presença atuante da juventude”, disse Dom Francisco, exaltando as jovens que em sua opinião merecem mais reconhecimento. “A ação da mulher é realmente protagonista, e gostaríamos que elas encontram-se mais espaço, dentro do coração e da estrutura da Igreja, a fim de que doem o melhor de si, que é o amor gratuito, a garra na defesa dos valores da vida e da dignidade pessoa humana. É uma luta regada pela ternura própria da mulher, portanto nos sentimos gratos a uma multidão de mulheres, que no passado e no presente, deram o melhor de si para a promoção da paz”, completou o bispo.
“Vejo a juventude de hoje como a grande vocação do testemunho cristão, porque aderem a Jesus Cristo de corpo e alma. Neste DNJ, sentimos a presença de Cristo no meio dos jovens. O tema: `Juventude e protagonismo Juvenil´, não foca somente as jovens, merecedoras de nosso apoio, mas todas/os que lutam por uma vida melhor”, ressaltou o bispo emérito Dom João Maria Messi (OSM).

“Se não fosse às mulheres, que deixam seus lares para se dedicarem a Igreja, certamente ela teria uma história marcada por muitos tropeços. O protagonismo da mulher não é tão valorizado às vezes na Igreja, mas precisamos conquistá-lo, embora saibamos que tudo carece do sacrifício e do martírio para almejarmos uma vida melhor”, disse a jovem da coordenação da PJ Diocesana, Aline Alice.

d. Francisco Biasin e pe. Paulo no DNJ em Volta Redonda
“O mundo de hoje traz muitos atrativos para os jovens, deixando-os perturbados, e com os olhos vendados para o que é mais importante: o caminho do Senhor! Nosso papel como pejoteiros é sem dúvida, mostrar o outro lado da vida para essa juventude, colocando Cristo, como prioridade em suas vidas, sem usar drogas e abusar da liberdade”, disse a líder da PJ, Suelen Araújo.
“O jovem tem um poder de expressar e cativar outros jovens, que ele mesmo não conhece. O DNJ é uma oportunidade para alcançarmos e animarmos outros/as, que ainda não conhecem a proposta libertadora da PJ, na transformação social, tendo como exemplo Jesus e a luta das mulheres mártires”, declarou a coordenadora da PJ, Thais de Paula.
“A PJ procura envolver jovens de todas as classes sociais em sua ação evangelizadora, e o DNJ 2011, contextualizou o valor da mulher na transformação social, por melhores condições de trabalho e renda para a juventude”, destacou a jovem da coordenação da PJ, Rosemary.
“Às mulheres mártires nos deixaram um legado de protagonismo exemplar. Isto nos encoraja e chama para a luta. É na comunidade eclesial e no grupo de jovem que precisamos investir na formação dos jovens com consciência crítica ”, disse a coordenadora Débora.
“Essa discussão sobre a vida das mulheres é uma luta que não podemos esquecer jamais. A sociedade não vive sem a mulher, e qualquer organização depende de sua força para superar qualquer tipo de violência, preconceito, discriminação e desrespeito”, observou a assessora da PJ, Ana Paula.
Juventude mostra a sua força e sua cara no DNJ

Irmã Teresa Pereira, da Congregação Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus, faz um trabalho de resgate da mulher, em Volta Redonda, com a participação da juventude. Ela destacou a necessidade de envolver mais os jovens a partir de sua liderança. “Partilhamos do carisma de nossa fundadora, madre Geovana, trabalhando em conjunto, resgatando as mulheres para que vivam de acordo com as atitudes do Cristo, servo, recuperando o valor da mulher, dos filhos e de toda família”, explicou a irmã.

Fonte: http://www.diocesevr.com.br/

Veja mais fotos aqui

Veja vídeo com trechos do DNJ 2011 em Volta Redonda com Anjos de Resgate



Um comentário: