13 de maio de 2011

Dom Orani é o novo presidente do Regional Leste 1

O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, foi eleito presidente do Regional Leste 1, na tarde do dia 12 de maio, na reunião reservada do Regional, durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB. Para vice-presidente foi eleito o bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin; para bispo secretário, o bispo de Duque de Caxias, Dom José Francisco Rezende Dias; e para representar o Regional junto ao Conselho Pastoral Permanente da CNBB, o bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, que terá como suplente o bispo auxiliar do Rio, Dom Pedro Cunha Cruz.

O Arcebispo recebeu a notícia por telefone, pois estava a caminho do Rio de Janeiro para receber o Prêmio Personalidade e Cidadania 2011. Em entrevista ao Portal da Arquidiocese do Rio afirmou: “terminando a Assembleia, 90% de todos os cargos foram renovados na CNBB. Eu não podia mais continuar na presidência da Comissão para Cultura, Educação e Comunicação, pois já havia realizado oito anos de trabalho na CNBB. Uma vez que eu fiquei um pouco mais livre, na reunião do Regional Leste 1, eu fui eleito como presidente, que é uma missão de coordenar todas as dioceses. Agradeço pela confiança dos bispos que votaram em mim. Vamos fazer um trabalho no Leste 1 como faço na Arquidiocese do Rio”.

Em Aparecida, logo após a posse da presidência da CNBB, Dom Luciano afirmou ao Jornal O Testemunho de Fé que recebeu a eleição como um pedido de Deus e que desenvolverá sua missão no Regional em unidade com Dom Orani e Dom José Francisco.

- Não temos projetos ainda. Queremos viver em espírito de comunhão e serviço a Deus, ao Regional e ao povo. Tudo o que Deus mostrar a gente vai tentar fazer, na comunhão, na fraternidade e com amor ao povo, disse.

O Regional Leste 1 da CNBB congrega todas as dioceses do estado do Rio de Janeiro, divididas em duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói.

Compõem a Província de São Sebastião do Rio de Janeiro: a Arquidiocese do Rio de Janeiro (sede), a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, a Diocese de Duque de Caxias-São João de Meriti, a Diocese de Itaguaí, a Diocese de Nova Iguaçu e a Diocese de Valença.

Compõem a Província de Niterói: a Arquidiocese de Niterói (sede), a Diocese de Campos dos Gouytacazes, a Diocese de Petrópolis, a Diocese de Nova Friburgo e a Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Na diversidade do povo do estado do Rio de Janeiro, o Regional tem a missão de fomentar a comunhão entre os Bispos e, por meio do diálogo, garantir maior unidade no processo de evangelização, conforme os desafios do momento.

A história do Regional Leste 1 se confunde com a da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A CNBB foi fundada no Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 1952. Desde então, o Regional tem participado de forma ativa e em comunhão eclesial na missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário