16 de setembro de 2010

Brasil e Eleições - Nota do arcebispo de Brasília

Os bispos católicos do Brasil, conscientes da importância da política para a vida humana, e exercendo sua missão pastoral, têm se manifestado ao longo da campanha eleitoral em curso.

Neste sentido, a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) publicou a Declaração sobre o Momento Político Nacional, por ocasião da Assembléia Geral, no dia 11 de maio de 2010.

Hoje, a Presidência divulgou a “Nota da CNBB na proximidade das eleições”, com a qual reafirma “o que diz a Declaração”, citando literalmente o documento para responder às “constantes interpelações” a respeito da posição da Igreja sobre o pleito eleitoral.

Como Arcebispo de Brasília, sede da Administração Central da República Federativa do Brasil, sinto-me no dever de me dirigir aos arquidiocesanos e aos residentes na Capital, para convidá-los a seguir as indicações da Declaração oficial da CNBB sobre as eleições, e não considerar outros pronunciamentos vindos de diversas partes ou instituições.

A declaração da CNBB sobre o Momento Político Nacional e também o documento 15/73ªAB “Votar Bem”, exprimem um respiro largo, uma orientação concreta e um posicionamento que coincidem com as numerosas e constantes declarações da Igreja Católica, enquanto não definem partidos e nem candidatos oficiais e nem apontam concretamente partidos e candidatos condenáveis.

De fato, a Igreja Católica, não pode pactuar com opções contrárias a dignidade humana e em particular à vida em seu sentido mais concreto e amplo, mas, ao mesmo tempo, ela não deve, como instituição, descer a uma posição de parte, contrariando suas próprias orientações gerais, já consolidadas e muito coerentes com sua missão.

Brasília, 16 de setembro de 2010.

Dom João Braz de Aviz
Arcebispo de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário