9 de setembro de 2010

16ª Gincana Bíblica

PJ por Aqui: Diocese de Itaguaí

“Levante-se! Vá a grande cidade e anuncie.” Jn 1,2.

Setembro se aproxima e com ele a maior Gincana Bíblica da Região. Este ano em comunhão com a Igreja, teremos o Livro de Jonas como base Bíblica para nossos estudos.
Em sua 16° edição, a gincana Bíblica de 2010 vem cheio de novidades, como a Campanha PJ é Sangue bom, Campanha contra a violência e o extermínio da juventude, dentre outros...
Este evento é muito importante, pois, é nele que os jovens de diversas localidades se encontram e se conhecem, formando um momento único de comunhão e fraternidade entre irmãos. Sendo assim, sua participação é de fundamental importância.

QUANDO E ONDE SERÁ?

Dia: 26 de Setembro de 2010
Início: 08:00h - Término: 17:00h
Local: Colégio E. Artur Vargas (CEAV) - Centro

COMO PARTICIPAR DA GINCANA

As equipes tem que ser formadas de 6 a 10 jovens. A inscrição pode ser feita pela internet na página fale conosco, ou no dia do evento, neste caso seria importante confirmar a presença.

EM CASO DE DÚVIDAS. QUEM PROCURAR?

Alex (24) 99072537 / Luan (24) 92317469 / Gledson (24) 99078825
Ou pela seção fale conosco

QUAIS AS PROVAS ANTECIPADAS

Apresentar a Campanha Contra a violência e extermínio de jovens de forma criativa ( Tempo Max de 3:30 min. )
“Fruto da indignação ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país ( Segundo relatório feito pelo RITLA, morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil ), a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte”. Maiores informações em http://www.juventudeemmarcha.org
Sendo assim, a equipe deverá apresentar algum trabalho encima da campanha, através de música (composição do grupo), teatro, projeto comunitário, Pesquisa feita pelo grupo, ou de outra maneira que o grupo encontre.
A melhor, ou as melhores, serão convidadas a apresentar seu trabalho no DNJ-2010.

Faixa com o tema/lema, data e local do DNJ
Confeccionar uma faixa criativa com o TEMA: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história ; LEMA: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência ; DATA : 24/10 ; LOCAL : Balneário – Angra
A faixa vai da criatividade do grupo, sendo assim, não necessita está no formato padrão ou um material pré-definido.

Grito de Guerra ( Tempo Max de 2:30 min. )
Como o próprio nome diz, é a maneira como a equipe var se apresentar. Não se tem uma maneira padrão de apresentação, cada grupo se apresenta a sua maneira própria.

Arrecadação de Alimentos
A arrecadação de alimentos é uma prova muito importante, pois nela exercitamos nosso sentimento de comunhão com o próximo.
Este ano, alem da pontuação na classificação geral, haverá uma premiação especial para o grupo que conseguir a maior pesagem dos alimentos.

Conseguir doadores de sangue
Queremos lançar a campanha “PJ é sangue bom”, com o objetivo de sermos solidários aqueles que venham a precisar de doação de sangue. “Só Jesus com seu sangue pode salvar toda a humanidade,mas você com seu sangue pode salvar uma vida. Doe Sangue!”
Assim essa prova pede que os grupos consigam o maior numero de doadores de sangue possível, independente de idade ou localidade. Sendo assim, as equipes devem divulgar na paróquia, comunidade, entre amigos família, etc...
O controle se dará através de um bilhete que se encontrará no hemonúcleo. A pessoa quando for doar sangue, deverá informar à atendente que participa da campanha PJ é Sangue bom e pedir o bilhete. Logo após a equipe deverá pegar esses bilhetes e levar no dia da gincana. Como esse é o único modo de controle, não poderemos contar se a equipe não levar os bilhetes no dia da gincana.
RESSALTAMOS que a doação de sangue deve ser um ato totalmente VOLUNTÁRIO, a campanha vem nos incentivar e nos conscientizar da importância de sermos solidários, pois o sangue não se compra. Doe Sangue!

Estudar JONAS e “Esclarecimentos sobre alguns pontos da fé católica” (Livro “Sou Católico, Vivo minha Fé” cap. V)
Estudar sobre o Livro Bíblico de Jonas.
Visto a necessidade de estarmos conhecendo sobre nossa Igreja e nossa fé, esse ano além dos conhecimentos Bíblicos e pastorais, vamos estudar alguns esclarecimentos sobre nossa fé católica. A base dessas perguntas você poderá estudar pelo capítulo 5 do livro Sou católico, Vivo minha Fé.

Realização: Pastoral da Juventude de Angra dos Reis (http://pjcristo.com/)

Um comentário: