23 de setembro de 2010

Debate da CNBB nesta quinta com os presidenciáveis

Em debate católico, Serra baixa o tom e Dilma diz que não governaria com "fichas-sujas"
Carlos Bencke e Maurício Savarese
Do UOL Eleições

No debate organizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nesta quinta-feira (23), os presidenciáveis baixaram o tom das críticas das últimas semanas e evocaram valores cristãos diante do público católico. Na morna discussão, o destaque dos blocos iniciais se deu quando a líder nas pesquisas, Dilma Rousseff (PT) prometeu não ter em seu governo, se eleita, políticos sem “ficha limpa”.

O encontro reuniu Dilma, José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio em Brasília. O tucano e o socialista militam em organizações católicas há décadas; a presidenciável verde, que era católica, hoje é evangélica; a petista, que estudou em colégio católico, assumiu a fé em sua pré-campanha, depois de dizer que se equilibra na questão sobre a existência de Deus.

Serra, que acirrou as críticas contra a gestão petista após denúncias envolvendo a Casa Civil e o vazamento de dados sigilosos da Receita Federal, evitou ataques mais duros à principal rival, ao contrário do que fez nos debates anteriores. Marina buscou se distanciar dos dois líderes nas pesquisas e fez críticas pontuais aos dois. Plínio novamente se portou como franco-atirador no encontro.

O tucano, que tenta evitar a vitória de Dilma já no primeiro turno, como indicam as pesquisas de intenção de voto, deixou as alfinetadas para o início do debate. Mas não citou a petista nenhuma vez. “Compartilho dos princípios cristãos do ponto da minha vida pessoal e da minha vida política. Não sou cristão de véspera de eleição nem de boca de urna para agradar eleitores”, disse.

“Se estivesse a política brasileira embebida nesse conceito de justiça e ética, não teríamos tanta mentira, tanta enrolação”, afirmou Serra. Mesmo quando comentou uma das respostas de Dilma no encontro, o tucano evitou críticas mais duras. No domingo (25), os presidenciáveis voltam a se reunir na TV Record, que deve dar a eles audiência maior do que a do debate desta quinta-feira.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos debates, quando Dilma e Serra trocaram ataques, desta vez Marina teve dificuldade para se apresentar como terceira via. “Está havendo retrocesso na política. É só olhar para o que está acontecendo”, disse ela, após as leves alfinetadas entre a petista e o tucano. Marina foi a presidenciável mais aplaudida pelo barulhento grupo que acompanhava o debate no local.

Mesmo nos temas espinhosos, como aborto, os presidenciáveis se limitaram a repetir posições declaradas anteriormente, condenando a prática pessoalmente, mas admitindo a hipótese por “questão de saúde pública”. Marina, que defende um plebiscito sobre o assunto, voltou a discordar de Serra. Dilma repetiu que o “aborto é uma violência final”.

Ficha limpa
Na noite em que o STF (Supremo Tribunal Federal) julga a Lei da Ficha Limpa, Dilma se comprometeu a não ter nenhum político nessa condição em seu governo, caso seja eleita. Questionada por um aluno, respondeu: “Não, eu não permitirei. Além disso, eu considero que essa questão é muito séria. Principalmente neste momento, porque sei que as entidades que participam aqui são responsáveis pelo projeto”.

“Acho muito oportuno reafirmar que é um avanço da democracia essa questão sobre a ficha suja”, afirmou a presidenciável, que recebeu a única pergunta sobre corrupção no debate. Ao tratar do tema, ela aproveitou para alfinetar Serra, referindo-se ao apelido que adversários davam ao procurador-geral da República do governo Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Brindeiro.

“Não tivemos engavetador-geral da República. Tivemos procurador-geral da república, que investigou todos os casos que teve conhecimento”, disse ela, que repetiu avanços da Polícia Federal no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Veja vídeos do debate em:

http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/09/23/em-debate-catolico-serra-baixa-o-tom-e-dilma-diz-que-nao-governaria-com-fichas-sujas.jhtm


Nenhum comentário:

Postar um comentário