7 de novembro de 2012

DNJ 2012 em Madureira


Inspirados pelo Ano da Fé e faltando menos de 275 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os jovens do Rio de Janeiro celebraram neste domingo, 21 de outubro, no Parque Madureira, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012. O evento marca o período de preparação para a grande peregrinação da juventude mundial com o Papa Bento XVI em julho de 2013 e trouxe como reflexão para os jovens cariocas o tema: "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?".


"Realizar o DNJ aqui no Parque Madureira para nós é uma grande alegria porque estamos ocupando um espaço que também pode ser usado por nós, logo, isso nos traz bastante satisfação até porque é uma forma também de movimentarmos o nosso Vicariato com um espaço tão bacana que já nos foi cedido, já está aqui e que, graças a Deus, a Igreja Católica pode utilizar também", contou o Vigário Episcopal do Vicariato Suburbano, Padre Nivaldo Alves dos Anjos Júnior.

Durante a manhã deste domingo, os termômetros em Madureira marcavam 35º, porém, nem mesmo a temperatura escaldante desanimou os jovens que rezaram, louvaram, dançaram e testemunharam, num belo dia de sol, qual a vida que vale apena ser vivida. O Movimento Comunhão e Libertação abriu o encontro com a oração das Laudes e, em seguida, os articuladores do Setor Juventude acolheram todos os presentes. Pedindo a intercessão de Maria, a juventude carioca acolheu a Imagem de Nossa Senhora da Penha e, logo após, a banda “Filhos do Céu” animou não só os jovens, mas também crianças, adultos e idosos que participam do DNJ, com músicas cristãs em ritmo de samba e pagode.


 O Fundador da Comunidade Pequeno Rebanho, Alexandre Bastos, dirigiu a pregação da manhã e destacou diversos elementos sobre o tema do evento: “Juventude e Vida”. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento e emocionou todos os jovens ao dizer que Deus sente saudades de cada ser humano e, por isso, quer e deseja tê-los sempre por perto. O cantor Alysson Castro, que conduziu a música no momento da Adoração, recordou com carinho dos anos em que apresentou o DNJ no Rio de Janeiro.

Também foram realizadas simultaneamente, durante todo o dia, palestras com os temas: afetividade e sexualidade (Comunidade Pequeno Rebanho); a juventude quer viver (Pastoral da Juventude); querigma (Ministério Jovem); e aborto (Pró-Vida). Além das exposições sobre cada tema, o DNJ contou ainda com a participação dos DJs da Cristoteca, que colocou todos os presentes pra dançar. Já no início da tarde, o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo se apresentou junto com a banda Cristo Redentor.

Com brados que diziam: “Dom Orani, está no coração da juventude!”, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, foi acolhido e recebido com grande carinho pelos jovens, no Parque Madureira. Em um dia repleto de motivações e intenções para celebrar a Eucaristia, o Arcebispo falou sobre a providência e a graça de realizar o DNJ 2012 na mesma data em que a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. 




Referindo-se as dificuldades do dia a dia, a falta de valores e aos desafios atuais que o mundo impõe aos cidadãos, durante a homilia Dom Orani disse que os jovens, por graça de Deus, são capazes de transformar o mundo. De acordo com o Arcebispo, a juventude é chamada a enfrentar as situações sendo servidora e dando a vida pelos irmãos e irmãs.


Após a Celebração Eucarística, que foi transmitida ao vivo pela WebTV Redentor e pela Rede Vida de Televisão, a banda Frutos de Medjugorje se apresentou no DNJ, que foi encerrado com a Oração do Ângelus. Durante todo o dia, o Setor Juventude distribuiu para os jovens exemplares do YouCat – Catecismo Jovem, doado pela “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS).

Grafite, pista de skate, caricaturas, tecnologia de jogos e curiosidades no DNJ Rio

O DNJ foi repleto de atividades. Além da programação no palco principal e das oficinas de formação, os jovens ainda puderam se divertir com os instrutores de skate, os caricaturistas, os dançarinos do hip hop, a galera do grafite e do malabares e ainda com os jogos da escola de computação Seven.


Durante todo o dia, Pedro, do Grupo Jovem Kairós e Cojofa, e Gledson, da Comunidade Pequeno Rebanho, surpreenderam a todos com a arte do grafite. Não só os participantes do DNJ, mas todos os visitantes e frequentadores do Parque Madureira não resistiam e paravam para olhar e contemplar a mensagem que os jovens expressaram, através do grafite, no Dia Nacional da Juventude.


No espaço das tendas, a escola de computação Seven trouxe para a juventude carioca um stand de entretenimento que mostrou a tecnologia, o desenvolvimento e a modelagem 3D de alguns jogos. Além disso, a escola ainda realizou o sorteio de um vídeo game e de diversas bolsas de estudo.

Um grupo bem curioso também chamou muito a atenção durante todo o Dia Nacional da Juventude, no Parque Madureira. Mascarados e vestidos de forma irreverente, o Ministério da Alegria, “Voz do Silêncio”, animou e contagiou a todos. E o mais inusitado: fizeram isso sem pronunciar uma só palavra. E nem adiantou insistir, eles não falaram de maneira alguma. Nem mesmo o repórter foi exceção e a entrevista foi toda realizada através de mímicas e sinais. 
*Matétia resumida
Fonte: PJ Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário