3 de setembro de 2010

CDL 2º Nível em Volta Redonda - RJ

PJ por Aqui: Diocese de Barra do Piraí / Volta Redonda

Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2010 o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) 2º Nível na Diocese de Barra do Piraí / Volta Redonda – (Regional Leste 1 – RJ). Cerca de 30 jovens estiveram presentes na Casa do Bispado de Volta Redonda, participando e aprofundando o seu ser e fazer Pastoral da Juventude proposto pelo CDL. Também estiveram participando jovens da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti - RJ e da Diocese de São José dos Campos (Regional Sul 1 – SP).

Participar do CDL foi para mim, principalmente, perceber a importância de se constituir um Projeto de Vida, se organizar, ir além das expectativas individuais e aprofundar cada vez mais no projeto de Jesus Cristo, o reino de Deus. Foi maravilhoso!”, disse Bruna Rodrigues, da Diocese de Barra do Piraí / Volta Redonda, sobre o que foi para ela o CDL.

A Equipe contou com a assessoria e contribuição de Gilberto de Lima e Pe. Jorge Boran do CCJ - SP. Eles vieram direto da capital paulista e ficaram integralmente os três dias do Curso com a Equipe e todos os jovens participantes. “A certeza que na caminhada para construção do Reino de Deus, a juventude tem um papel importante, ir à frente no nosso ‘exército’, desbravando, enfrentando as maiores dificuldades, por encontrar o inimigo primeiro e ter que se exemplo de coragem e esperança. Nesse final de semana esses jovens reafirmaram e fortaleceram minha convicção: a juventude não vai abandonar o barco, podemos seguir lutando que o Reino vai se instalar com certeza”, partilha conosco Gilberto do CCJ.

Ao partilhar sua experiência Pedro Germano, da Diocese de Duque de Caxias, conta que: “Foi uma experiência maravilhosa assim como no 1º Nível, porém esse veio para amadurecer, clarear e recordar tudo o que foi visto e aprendido no 1º Nível. No 2º Nível consegui abrir minha consciência e amadurecer a fé. A importância de ter Deus sempre em nossa vida. Agradeço a todos e todas por essa experiência.

Não se tem dúvida que o CDL 2º Nível foi fundamental para a formação desses jovens presentes. Os temas como Formação Integral da Pessoa Humana, Afetividade, Vocação, Eucaristia e Liturgia, Capacitação Técnica e Projeto foram muito explanados e debatidos. O jovem Leonardo, da Diocese de Barra do Piraí / Volta Redonda relata sua experiência: “Uma capacitação maior para que eu possa trabalhar com a Juventude Católica. Sem contar as experiências e as pessoas que eu conheci nesse Curso. Conhecimento Geral e o amadurecimento são coisas que adquiri com as pessoas aqui presentes no CDL”.

(Texto de Gabriel Jaste - Diocese de Duque de Caxias - São João de Meriti)

2 comentários:

  1. Parabenizo a todos os participantes desta formação. Foi um momento riquíssimo para todos nós.

    Pedro Paulo Vieira
    Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda
    Coordenação Diocesana da PJ

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar todos/as participantes deste surpreendente momento de formação.
    E digo, sempre há tempo para dar um novo passo!

    Felicidades a todos e todas.

    Abraço Fraterno,
    Ana Paula Oliveira
    Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda
    Assessoria Diocesana da PJ
    Coordenação CDL 2º Nível

    ResponderExcluir