15 de novembro de 2013

2º dia do Seminário de Identidade PJ Leste 1

O dia começou com a mística de explanação de toda a história da Pastoral da Juventude, falando de todas as lutas difíceis, principais influências e conquistas. “A PJ nasce a partir da Pastoral Orgânica, privilegiando uma estrutura onde todos sejam um só, iniciando-se nas comunidades até chegar a nacional.", disse Sandro Hilário.


A seguir, a abertura oficial do Seminário deu-se pelas falas de Sandro e Padre Antônio Pedro sobre os principais objetivos do Seminário: garantir o protagonismo jovem e confirmar a identidade em cada comunidade; resgatar a espiritualidade da Pastoral da Juventude; propagar a identidade Pastoral nas bases e evangeliza-los, segundo Jesus. “A base nos faz Pastoral”, como enfatizou Padre Antônio. 

“A PJ se propôs a ser diferente desde o princípio. A PJ não foi construída pelo olhar do indivíduo, mas sim, do grupo.” comentou Sandro, e completou: “A palavra RESISTÊNCIA, na PJ, é tudo! Somos Igreja jovem!”.
Na apresentação de cada diocese e sua história, Gabriel Jaste ressaltou que “a nossa comunhão precisa sair da capela e ir onde os jovens estão”.

Para finalizar a parte da tarde, foram formados 5 grupos com as seguintes reflexões: “qual a relação que eu consigo enxergar entre a PJ de ontem e de hoje? Como enxergo do futuro da PJ?”.

“O futuro da Pastoral da Juventude é esse! Somos nós e nossos frutos!”


Para fechar a sexta-feira, as delegações assistirão ao Cine PJ, na noite cultural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário