14 de outubro de 2013

8° Jovens em busca de Cristo em Duque de Caxias



O 8º JBC (Jovens em Busca de Cristo) aconteceu nos dias 20,21 e 22 de setembro de 2013, na casa de retiro São Francisco de Assis (São Bento) organizado pela Pastoral da Juventude da Paroquia Imaculada Conceição, Vila São Luís com o intuito de evangelizar os jovens, sempre com a forma de jovens evangelizando jovens.



O encontro teve como foco principal a fé. O tema foi: “Onde houver dúvidas que eu leve a fé”, e o lema: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fara.”(Sl 37,05). O retiro contou coma presença de 74 jovens, sendo 30 encontristas e 44 membros na equipe. Os encontristas eram jovens paróquia e alguns das outras paróquias da Diocese de Duque de Caxias. Contamos com a presença de jovens vindos da Paróquia São Pedro de Alcântara São Gonçalo (Arquidiocese de Niterói). Como resultado desse intercâmbio, os jovens da Paróquia Imaculada Conceição foram convidados a organizarem um retiro aos mesmos moldes do JBC para os jovens de São Gonçalo.

A preparação do encontro iniciou-se em novembro de 2012.
"Participar da equipe do JBC é gratificante demais, diria que uma experiência sem palavras pra descrever, você ver no rosto de cada jovem que participa, um rosto feliz e renovado com novas ideias, com um novo jeito de ver o mundo e seus irmãos, não tem coisa melhor que trabalhar a serviço de Deus. Esse ano a edição do JBC teve uma força espiritual muito forte e como característica da PJ o dinamismo. Fomos dinâmicos demais sem perder o fio da meada , sabíamos o que queríamos passar aos encontristas e eles entenderam perfeitamente. Um retiro feito por jovens para os jovens , todos aprendendo: tanto a equipe quanto os encontristas , como disse nosso Santo Padre: “precisamos ser jovens revolucionários, e nos somos!"” - disse Nilo Anderson um dos responsáveis pela coordenação do retiro.

Ao ser perguntada sobre a experiência de participar como equipe pelo primeiro ano, Gabriela Camargo falou: "Foi totalmente diferente de ser encontrista. Quando você faz parte da equipe está sempre querendo agradar os encontristas, para que eles nunca esquecerem os momentos, e o que eles passaram ali. Para que também eles possam levar aquilo de alguma forma para fora do retiro. É simplesmente maravilhoso ."

Vanessa Cristina completou: "Foi diferente e confesso muito trabalhoso. Pois como equipe tive a oportunidade de conhecer de uma forma mais aprofundada o JBC. A maneira como todos trabalham, como se relacionam. a partir do momento que deixei de ser encontrista e passei a fazer parte da equipe, eu pensei: “Puxa, vou trabalhar pra caramba!” Mas não, há momentos em que todos podem estar ajudando. (...) Antes você foi cuidado, guardado, orientado por alguém e agora é a sua missão fazer o mesmo com os novos que participam do encontro, me senti uma mãe, que tem cuidar de cada filho para que tenham um caminho bem orientado espiritualmente e em sua caminhada com o nosso Jesus."

A equipe estava animada e engajada nos trabalhos, quando tinha tempo acompanhava um pouco os encontristas. O JBC tem uma mística diferente e uma frase que os encontristas não gostam de escutar: "Tudo está previsto" Mesmo com isso os jovens estavam animados e participativos.

"Foi uma experiência muito boa porque nós vamos com uma expectativa, mas quando chego lá vejo que é uma coisa bem diferente do que eu pensava , foi uma coisa divertida e ao mesmo tempo tocante. Cada momento teve uma coisa diferente e especial para cada pessoa. O retiro ajudou a mudar um pouco a minha visão do mundo".- disse Alice Rosa, encontrista do JBC 8.
Completando a fala de Alice, Lucas Moreira relata um pouco do que viveu: "Foi incrível, fortaleceu muito a minha fé e me motivou a formar o Grupo jovem, que tanto fazia falta na comunidade, os momentos e a união dos jovens me impressionaram bastante e o retiro me fez mudar um pouco minha visão de Igreja coisas que duvidava ou nem tinha certeza, descobri com o retiro. Mudou bastante minha vida na Igreja.”

Com toda a juventude da paroquia animada, agora e partir para os grupos de base, fortalecer a organização da Pastoral da Juventude paroquial, sem esquecer de começar a preparação do próximo JBC, afinal: Tudo esta previsto!


Colaboração: Fellipe Oliveira
Revisão: Aline Muniz

Um comentário:

  1. Nossa como é bom ver que nosso trabalho traz essas recompensas, não tem coisa melhor que ouvir ou ler de um encontrista, de um membro da equipe que valeu apena fazer o JBC, ou mesmo que ele entendeu algum momento. Então quando vejo que saiu uma motivação para início de grupos jovens nas comunidades que não mais os tinham é de uma felicidade exorbitante. Nos motiva a continuar cada vez mais, e sempre com humildade para chegar bem perto dos jovens e partilhar nossos anseios, felicidade e união. Parabéns pela postagem e muito obrigado a todos que colaboram para o JBC.

    ResponderExcluir