14 de fevereiro de 2013

X ESCOLA BÍBLICA EM CAXIAS



A Pastoral da Juventude da diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, inicia seu ano de 2013, um ano de fundamental importância para toda a juventude, com a grande impulso dado pelas atividades de 2012, mais a força vista e engrandecida em nossas Assembleias Regionais. 


Vivemos grandes projetos realizados pela juventude, onde participamos intensamente junto ao Setor Juventude do DNJ – Dia Nacional da Juventude realizado na Paróquia São Sebastião no Gardim Gramacho – Duque de Caxias. As atividades realizadas em prol de a juventude pensar a respeito do seu projeto de vida, tiveram grande resposta e alegria de todos os presentes.

Já neste ano foram realizados Dois grandes encontros: o primeiro realizado pelo Regional São João onde reunimos as lideranças paroquiais para um dia em retiro e atividades voltadas a motivação e formação destes jovens. A cada dia somos convidados a reaquecer a chama que arde no nosso peito para cativar ainda mais nossa juventude.  O segundo grande encontro deste ano foi realizado no Regional Periferia onde se reunirão os jovens da região e convidados para um  dia de aprendizado mutuo, louvor , oração e muita alegria. 

A Pastoral do Juventude presando sempre pela formação integral nos trás para este ano o II CDL DIOCESANO – CURSO DE DINÂMICAS PARA LIDERES, que será realizado nos dias 17/18/19 de maio. O curso trabalha a formação do jovem para a liderança dos grupos de base paroquiais e comunitário. A vivência do curso é excelente e lhe traz uma visão de um todo aos grupos de jovens. 

Mais um projeto que podemos citar sempre como uma formação que incorpora as três dimensões: social, política e eclesial, e vai para sua X turma é a ESCOLA BÍBLICA DA PASTORAL DA JUVENTUDE. 

A ESCOLA BÍBLICA DA PJ, que está dentro do GT Mística e Construção, engloba o estudo aos livros da bíblia, realizado de um jeito jovem, dinâmico, mostrando como vivenciamos a palavra de Deus em nossa realidade, através da leitura orante, meditação e oração sempre temos grandes aprendizados. Além disso, a ESCOLA BÍBLICA(EB) traz uma experiência de comunidade, vivência entre novos irmãos e amizade. Temos 10 finais de semana inteiros ao lado de jovens que a princípio não se conhecem e que a partir da vivência vão criando laços muito fortes e significativos.

A EB traz ao jovem uma formação total e o capacita para levar a sua comunidade uma experiência nova. Cheio de gás, força, energia e fé, o jovem aplica seus conhecimentos e sua experiência através dos grupos de Jovens, Liturgia, Catequese entre outras pastorais. 

Vida em uma nova comunidade; Realidades que o jovem não passa ou não conhece; Conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus; Renovação da Força e da Fé na caminhada. São algumas coisas em comum o que o jovem leva da Escola Bíblica. Fora isso, digo aqui como jovem que já participou de uma EB, de um sentimento de felicidade tão grande que só o jovem que participa deste espaço sente. Essa vontade de estar presente, de querer sempre continuar crescendo e aprendendo ao lado dos irmãos. Isso é um sentimento que não passamos apenas por palavras, mas que necessita ser sentido por cada um. 

Uma grande forma que se utiliza para se estreitar laços iniciais de convivência e o Tecendo Relações, onde se facilita principalmente para os mais tímidos o entrosamento com o grupo. As atividades do Tecendo Relações trazem uma comunicação muito interessante ao jovem que sem sentir melhora em sua comunicação com o grupo.

Venha você jovem fazer parte dessa grade família chamada ESCOLA BÍBLICA. Uma família que ficará sem sombra de dúvida guardada em seu coração. Pode perguntar a qualquer um que tenha participado. 

Estamos em processo de inscrições para a X ESCOLA BÍBLICA e contamos com você jovem para participar com agente.
Informações através do coordenador da Pastoral da Juventude de sua paróquia, região ou pelo e-mail: pj.dcsjm@gmail.com

E  você que também gostaria de participar do Curso de Dinâmicas para Lideres entrar em contato pelo e-mail: tiano-cris@hotmail.com  

Fonte: CDPJ - Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário