26 de fevereiro de 2013

Aconteceu a 1° Vigília JMJ em Angra dos Reis

Celebrando o Ano da Fé e vivenciando este tempo de reflexão da Campanha da fraternidade, aconteceu no dia 23 de Fevereiro, na Igreja de N. S. Aparecida, Balneário, a 1° Vigília em preparação a Jornada Mundial da Juventude 2013 do Regional Angra-Paraty, Diocese de Itaguaí.
 
Com cerca de 90 jovens de diversas paróquias de nossa região, nossa noite começou com a fala do Pároco que acolhia a Vigília, Pe Ricardo, que com alegria de ver a juventude reunida para uma noite de comunhão, reflexão e oração nos deu as boas vindas e nos deixou a vontade.
Comissão Organizadora Regional PAR (COR-PAR)
 Após a apresentação da Comissão Organizadora responsável pelo evento, Frei Fernando fez uma importante fala, nos lembrando que vigília significa estar consciente sobre nossa realidade enquanto juventude. Após fez uma reflexão sobre a ligação do Ano da Fé, CF-2013, JMJ e o fato de estarmos reunidos para vivermos este momento de vigília. “A vigília é um momento para ‘parar’ e tomarmos conhecimento do que somos. Com esta vigília a juventude conhece sua força, sua capacidade e, a partir disto, haverá de se inserir-se de modo eficaz nas ações da Igreja e da sociedade. A juventude assume o protagonismo proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano.” Frei Fernando
Ivanildo, de uma maneira bem alegre, puxou a chamada das paróquias presente. Após as devidas apresentações, os jovens foram convidados a caminharem em silêncio para a Igreja. Luan Dutra e Neilton dos Reis, com o ambiente devidamente preparado, introduziram o Ofício Divino das comunidades (OD) ou Liturgia das horas como é conhecido.  O OD é uma fonte onde beberam Jesus e as primeiras comunidades cristãs, e onde buscam água, ainda hoje, muitas pessoas que gostam de orar com salmos à luz da páscoa de Jesus.
Alex de Almeida e Danieli Rangel, fizeram o momento de reflexão em cima da temática “Eis-me aqui. Envia-me!” Is6, 8 da CF-2013. Foi um momento importante dividido em: Ver a realidade da Juventude, Julgar a partir da Luz da Palavra de Deus e Tirar pistas de ações de como podemos efetivar a evangelização e defender a vida da juventude. Depois das falas, fomos convidados a conversar em grupos sobre as reflexões do livreto “ABC da Juventude”.
Nos dirigimos ao salão principal para vivenciarmos a Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) que foi conduzida pela equipe de Mística da PJ: Sheila Lino, Jhone Alves, Vivian e Wagner. Foi um momento de leitura atenta e sem pressa, meditado e contemplando o texto de Is 6, 1-8 com objetivo de alimentar a nossa vida de fé, fortalecer a união com Deus e animar nosso apostolado.
Após a Leitura Orante, seguimos a Via-Sacra da Juventude pelo quarteirão da Igreja, já começando a amanhecer. Foi um lindo momento de vivenciar os passos de Cristo até sua Morte de cruz e Ressurreição. Adelaine Oliveira, Fernanda Barbosa e Pedro Ivo, foram os responsáveis de conduzir, de maneira dramatizada, os momentos de Cristo e em cada estação foi feito uma reflexão sobre a violência e extermínio da nossa juventude, e assim, rezamos pela vida.
A vigília JMJ não poderia terminar de outra forma, senão com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Levados ao Sacrário, com os primeiros raios de sol já querendo aparecer, a Ministra da Comunhão Liliane, Bianca Mateus e Anna Clarice conduziram este momento todo especial, que foi o encontro com o Cristo Vivo na Hóstia Consagrada. Na Adoração ao Santíssimo permanecermos diante de Jesus presente na Divina Eucaristia, para agradecer, pedir e aprender a viver melhor.
Já com o lindo amanhecer de domingo, saímos com o corpo já cansado, mas o Espírito restaurado e cheio de vida para continuar com o projeto de evangelização de Cristo: “Eis-me aqui. Envia-me, Senhor!”. Gostaríamos de agradecer a Banda Luz da Nação que animou nossa vigília e um agradecimento especial para a Coordenação da Pastoral da Juventude e a Paróquia N. S. Aparecida que se doaram ao maximo para que este momento acontecesse. 
Veja as fotos 
 
Fonte: pjcristo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário