5 de julho de 2012

Jovem como causa ou como coisa? Reflexão sobre o Encontro Regional de Assessores da PJ Leste 1


No último sábado dia 30 de junho, aconteceu o Encontro Regional de Assessores da Pastoral da Juventude, no Seminário Paulo VI, Diocese de Nova Iguaçu. Contando com a presença de assessores de seis dioceses (Rio de Janeiro, Barra do Piraí/Volta Redonda, Valença, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Nova Friburgo), o encontro gerou reflexões como a exposta no título desta matéria. Tendo início com oração, esteve viva a mística da PJ com suas bandeiras e documentos.

Jovens assessores começaram seu dia, embalados ao som de Tocando em frente (Ando devagar porque já tive pressa...) de Almir Sater, na voz de Sergio Reis. Esta música reflete o papel de todo aquele que aceita o chamado da assessoria. Na singeleza de uma canção, uma missão foi retratada de maneira poética: "Cada um de nós compõe a sua história" e todos aqueles que ali estavam compõem a história da pastoral e do amor a Juventude.

Esteve presente Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Bispo Referencial para a Juventude no Leste 1, que abriu a parte a formativa do encontro e expressou suas preocupações também frente a Jornada Mundial da Juventude e a formação das bases: "Reacender a importância dos pequenos grupos jovens, dando todo valor a JMJ, mas sem burocratização da mesma. Que esta não seja só uma festa mas que haja a revitalização e a ampliação dos grupos". E ainda afirmou que os assessores devem se preocupar com o despertar da fé nas bases. Ele salientou que deve haver dialogo com as outras expressões e movimentos jovens e que a PJ não deve se ausentar nesse momento.

Logo após contamos com palavras afetuosas de Dom Luciano  Bergamin, bispo diocesano de Nova Iguaçu e vice-presidente do Regional Leste 1 , que nos recebeu com todo carinho, e palvras da Irmã Terezinha, religiosa Salesiana e membra da CRAPJ. Logo após, o jovem Gabriel Jaste, da Coordenação Nacional da PJ pelo Leste 1, começou com a indagação: Para onde caminhamos? Com essa indagação, ele falou um pouco da história da pastoral, suas lutas, conquistas e desafios. E dentro destes, os projetos nacionais da pastoral: AJURI, A Juventude quer viver, Tecendo Relações, Teias da Comunicação, Mistica e construção e o projeto que gerou este encontro, o Caminhos de Esperança.

A seguir, com a frase "A esperança é a juventude, mas a assessoria nutre a juventude", Pe. Wandinho, Assessor Nacional da PJ começou sua palestra em tom de bate papo com os assessores presentes. Uma das principais reflexões foi sobre qual o olhar temos tido para nossos jovens. Ele ressaltou o momento mundial pelo qual a juventude passa e a mudança de época por qual toda a sociedade passa no contexto da Pós Modernidade. Indagou sobre como poderemos trabalhar um projeto de vida na cabeça dos jovens, numa realidade onde a experimentação e a efemeridade são realçadas. Mas a questão fundamental foi, que há esperança mesmo com todo um quadro que pode parecer crítico, dando a cada assessor ali presente a vontade de voltar a seu trabalho seguindo aquele que é o chamado de todo cristão, o seguimento de Jesus em sua vida e como motivo incentivador a vida de cada jovem.

Ao final do encontro o compromisso com a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens foi reafirmado, com um momento de espiritualidade e reflexão da palavra conduzido pela irmã Terezinha. "Ide e fazer discípulos meus", esta foi a passagem, que além de motivar para a JMJ, motivou os/as assessores/as a continuarem seu trabalho pastoral, havendo a troca de anéis de tucum, onde cada assessor/a deu a seu irmão/ã um anel, como forma de renovar a aliança já feita pela evangelização e conscientização da juventude deste Regional Leste 1.

"Podem nos tirar tudo, menos a fé e a esperança!" Dom Pedro Casaldáliga

Nenhum comentário:

Postar um comentário