29 de maio de 2012

II Congresso de Adolescentes - A coragem de ser diferente


O II Congresso de Adolescentes ocorreu no dia 20 de maio de 2012 no CECOJ em Casimiro de Abreu.  A realização do evento foi fruto de uma cooperação da Pastoral da Juventude, Pastoral da Catequese e Pastoral do Adolescente de Conceição de Macabú, surgida em 2011 para o I Congresso de Adolescentes. Contando com a animação da Banda Trinum, o congresso teve a participação de 11 paróquias do Vicariato Litoral; totalizando 200 adolescentes participando e quase 100 na equipe de apoio.
Este ano o congresso teve como tema “a coragem de ser diferente”; a coragem de fazer a diferença no mundo sendo diferente. Mostrar para os adolescentes que não precisam ter medo de ser quem realmente são. Que não precisam ser iguais as outras pessoas para serem aceitos em um grupo social.
O dia começou com uma calorosa e divertida recepção dos ônibus pelo Grupo Jovem Renascer (Paróquia N. Srª da Saúde). Seguimos para a Santa Missa abrindo assim a programação do evento. Após um reforçado café da manhã, os adolescentes foram divididos em tribos e escolheram seus nomes e gritos de guerra. Os pais, responsáveis e catequistas que foram acompanhar os adolescentes não ficaram de fora e montaram sua própria tribo, dando um banho de participação e animação.
A fim de ajudar na reflexão do tema do congresso o Grupo Teatral Queriguima (Paróquia N. Srª da Conceição de Rio das Ostras) apresentou uma peça. A programação seguiu com um bate papo com o Pe. Gleison sobre o tema do encontro e partilhas nas tribos. No intervalo do almoço, tivemos também opções de atividades: a lojinha da PJ, com livros, lembrancinhas e camisetas, e apresentações circenses com jovens de Casimiro. Alguns adolescentes, com auxilio dos jovens que estavam se apresentando, se arriscaram a tentar também.
A tarde começou com uma animada gincana. Logo após, o grupo de teatro novamente emocionou a todos com uma dança teatral. Recebemos também o Pe. Alexandre Guidio para um bate papo sobre a passagem bíblica “Vós sois a luz do mundo”, refletindo sobre a missão dos adolescentes.
Encerramos o dia com uma belíssima celebração do ofício divino da juventude. Apesar de quase nenhum dos presentes conhecerem esta forma de oração, a entrega e participação foi maciça. O clima de paz e meditação foi absoluto.
Assim, fica “o gostinho de quero mais”, como afirmaram alguns adolescentes, e a expectativa do III Congresso de Adolescentes em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário