18 de abril de 2012

10° ADPJ em Valença

Pastoral da Juventude da Diocese de Valença se reúne em Assembléia para eleger a nova coordenação para o biênio 2012-2014.

Foto Oficial

A Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude, com o intuito de articular mais e melhor as suas atividades pastorais junto aos jovens, se reuniu para a realização de sua 10ª Assembleia Diocesana, no último dia 11 de março na Igreja de Santa Rita no bairro Madruga em Vassouras. Na ocasião, além das reflexões formativas, aconteceu também a eleição da equipe executiva da PJ em nossa Diocese, bem como a confirmação dos jovens coordenadores representantes das paroquiais.

Numa grande convocação e convidados a “ser uma Igreja Jovem”, a Pastoral da Juventude buscou com a atuação dos jovens presentes demonstrar o vigor de “um jeito de ser e fazer-se jovem com a Igreja”. Num momento de mística e oração da manhã fomos levados a um aprofundamento da nossa caminhada através dos nossos desafios, nossos sonhos e lembranças. Foi uma explosão de sentimentos, pois as pedras que a princípio lembrariam nossas limitações transformaram-se em símbolos e desejos de construção.

Após a oração, fizemos o resgate histórico da trajetória da 10ª ADPJ (1º etapa realizada em 2010) em consonância com as Diretrizes para a Evangelização da Juventude em nossa Diocese; em seguida, o jovem Gabriel Jaste (Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti e representante do Regional Leste 1 na Coordenação Nacional da PJ), juntamente com o jovem Bruno Valentim (Diocese de Nova Iguaçu e Secretário Regional da PJ Leste I), motivou-nos a um rico aprofundamento acerca da PJ no Brasil, a partir do subsídio: SOMOS IGREJA JOVEM. Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer, que deu tema e lema a esta 2ª etapa da Xª ADPJ

Assim, motivados a dar continuidade aos 30 anos de história da PJ no Brasil e a proposta da Xª ADPJ nos diversos grupos, paróquias e comunidades de nossa Diocese apresentou-se aos jovens o Plano Pastoral e as atividades da PJ para o ano de 2012 que contempla: Semana da Cidadania, Semana do Estudante, DNJ e um vasto cronograma de reuniões em preparação a Jornada Mundial da Juventude. Em seguida, o jovem Darlei da Paróquia São José Operário de Três Rios apresentou o regulamento e a dinâmica do processo eletivo, que foi, ainda, discutido e modificado pelos Regionais.

Portanto, para o biênio 2012-2014 a Coordenação da Pastoral da Juventude em nossa Diocese contará com os seguintes membros:

Coordenadores: Vanessa Laurindo (Miguel Pereira), Maiara Silva (Três Rios), e Lucas (Valença);

Secretários: Leilane (Vassouras) e Ariel (Juparanã); Tesoureiros: Leandro Bedetti (Valença) e Willian Baltar (Paty do Alferes).

Na alegria desta eleição, concluímos o nosso dia com uma celebração de envio dos novos coordenadores ao novo ministério que assumem em prol da PJ e das juventudes, o que nos leva a certeza de que, de fato, SOMOS IGREJA JOVEM, com nosso jeito de ser e fazer.

Nova coordenação: Lucas, Ariel, Willian,Vanessa, Leilane, Maiara e Leandro

Fonte: ADPJ - Valença


Nenhum comentário:

Postar um comentário