28 de setembro de 2011

Pastoral Urbana e Juventude


O atual contexto sócio-político-ambiental vem desafiando a Igreja a repensar suas práticas pastorais, com vistas a atender os anseios de uma nova época de forte urbanização que vai gradativamente se sedimentando. No campo da evangelização da juventude, torna-se urgente a adoção de uma nova linguagem e simbologia, que contemple os anseios do jovem pós-moderno.

Certo é que não se pode fechar em modelos antigos, evitando a vivência de novas experiências. A Igreja tem rica história de atuação nas grandes cidades, o que contribui para que juntos caminhemos em direção à concretização de uma pastoral urbana. (Documento de Aparecida n.513).

Contudo, sabe-se da dificuldade de encontrar uma estrutura pastoral que atenda a dinâmica das cidades, notadamente no contexto juvenil. Observa-se um esvaziamento cada vez mais presente dos grupos de jovens. Diferentes causas são apontadas como, por exemplo, as variadas alternativas de agrupamentos de jovens (partidos políticos, movimentos estudantis, baladas, academias, cursos de idioma, bares, “peladas” etc.); a necessidade de começar a trabalhar cada vez mais cedo; o fato de que o jovem não participa de uma pastoral se considerá-la superficial. (BORAN, Jorge. O Futuro tem nome: Juventude. São Paulo: Paulinas, 1994. p.96).


Nesse sentido, a Pastoral da Juventude do Leste 1 reconhece o desafio na evangelização da juventude e coloca-se como “transformadora social” na elaboração de estratégias que promovam a formação e espiritualidade a partir desta realidade urbana. Na verdade, a PJ não deixa de acreditar que é totalmente possível experimentar vínculos de fraternidade, solidariedade e universalidade também nestes espaços (Documento de Aparecida n.514).

Sobre este aspecto, como se apresenta a realidade pastoral de sua (arqui) diocese? Alguns dos elementos apontados acima estão também presentes nela? Como vocês têm atuado frente aos novos desafios? Queremos travar um debate sobre este ponto. Em breve, aqui no nosso blog, o texto completo, sendo apenas o pontapé inicial na discussão do tema. Esperamos sua contribuição!


Pedro Paulo
Coordenador diocesano da PJ
Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda

Nenhum comentário:

Postar um comentário