16 de novembro de 2014

2º dia da XII ARPJ

Sábado (15), o dia na XII ARPJ foi bem intenso e cheio de atividades. A manhã começou com a oração inicial , tendo a presença do Dom Tarcísio, bispo da Diocese de Caxias, e bastante animação.
Após, houve a apresentação da assembleia e seus objetivos, que são: "promover um espaço de partilha, revisão e avaliação da caminhada da juventude do Regional Leste 1, celebrar a vida e a história, reafirmar a esperança e, a partir disso, planejar ações concretas que contribuem com a vida dos grupos jovens no triênio 2015-2017", cujo tema é: "projetar sonhos e organizar a esperança". Em seguida, trouxeram na lembrança os momentos mais marcantes durante esses três anos, como o Encontro Nacional de Assessores da PJ, em 2012; a Ampliada Regional da PJ, em 2013 e o Seminário de Identidade, também em 2013, dentre outros.
Pouco antes do almoço, a Secretária Nacional, Aline Ogliari, trouxe um olhar a realidade social e eclesial, dizendo: "Enquanto Pastoral da Juventude, temos o compromisso de olhar para os escolhidos de Deus e reconhecer neles a presença de Deus e então, reconhecer o que e quem questionar para construir o Reino a partir desses escolhidos".
Já na parte da tarde, assim que almoçaram e descansaram, os delegados foram divididos em grupos de debates sobre os seguintes questionamentos: "Como estão as articulações diocesanas no que se refere ao acompanhamento aos nossos grupos de jovens?", "Como é a relação da PJ com as estruturas da igreja local?Quais são os cenários existentes nas dioceses?", "Como tem sido a intervenção da PJ na defesa da vida da juventude e na construção de PPJs" e "Quais os avanços e desafios temos enfrentado na apresentação/reforço da identidade da PJ?".
Logo depois, o Assessor Nacional e Irmão Marista, Joilson Toledo, deu sua contribuição e nos alertou sobre o "olhar para o outro", muitas vezes tão esquecido e disse, também, que devemos ser a boa notícia, a Boa Nova em nossas comunidades.


Mais uma vez, os delegados foram divididos em grupos de conversa, mas agora, com as seguintes perguntas: "O que orienta a nossa ação pastoral no acompanhamento dos grupos de jovens?", "A partir do diálogo com a igreja local, como avaliamos a articulação da PJ?", "A nossa prática pastoral dentro dos grupos de jovens contempla a missão de defesa da vida plena das juventudes? Por quê?" e "O que não abrimos mão na nossa ação pastoral?". Encerrados os debates, aconteceu a Fila da Juventude, momento em que os delegados inscritos puderam expor suas opiniões sobre os Princípios da Pastoral da Juventude, como por exemplo, aprofundar uma espiritualidade ecumênica e aberta ao diálogo inter-religioso, considerando que os valores da paz, da justiça, do amor e da vida são valores universais. Quase no fim da tarde, as dioceses foram divididas em grupos para discutir quais as necessidades e urgências dentro da realidade de cada uma, que foram expostas depois para todos os delegados. Em seguida, foi feita a mística final da tarde. Os delegados foram para as casas de acolhida e voltaram a noite para encerrar o dia com bastante animação e descontração na noite cultural, de tema Baile Charme.



Mais fotos AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário