29 de fevereiro de 2012

Como começar um grupo de jovens a partir da Semana da Cidadania?

Carmem Lúcia aponta como formar grupos a partir da Semana da Cidadania 2012:

(Fragmento): O tema da ecologia é muito atraente. Os meios de comunicação têm contribuído muito divulgando varias situações que sensibilizam as pessoas e estas estão em busca de fazer algo para salvar o planeta.

Esse é o ponto de partida. Não é inventar a roda. Não podemos fazer grupos artificiais. Se queremos organizar grupos eles terão que partir do desejo, do interesse e da ação que mobiliza. Caso contrário haverá sempre uma entrada e saída porque as pessoas saem por não encontrar o que estão buscando.

Um grupo nasce do desejo de fazer algo. Nossa tarefa de Pastoralista, de cuidadores/as da vida, de gente que acredita que a missão é o anúncio da vida, ou seja, a mudança de uma situação de morte para uma situação de vida. Teremos que partir daí. Provocar os/as jovens a fazer a experiência do caminho. Acreditar no impossível, frente à morte, anunciar a ressurreição e a vida nova.

Um grupo nasce porque alguém convoca e motiva os/as jovens a se encontrarem. Então a Semana da Cidadania é cheia destas possibilidades. Você pode descobrir os diversos grupos de jovens que existem por aí e provocá-los a partir deste tema: pode ser para ver um filme, para organizar uma peça de teatro, para organizar um grupo de dança, para fazer uma campanha de conscientização e cuidado com a natureza, para fazer coleta de lixo coletiva e vender o material para ajudar uma comunidade necessitada.

Esta ação exige uma equipe de umas cinco pessoas, com um planejamento claro, que tenha feito um levantamento dos grupos naturais existentes e dos seus interesses para que a proposta tenha boa acolhida. Planejar um caminho que provoque alegria, prazer e desejo de viver juntos.

O grupo não começa pelo fim. O interesse pelos sacramentos, pela eucaristia, pelas práticas de uma religião, vem depois. Assim como a apresentação de Jesus vem depois da experiência concreta de perceber que em suas vidas estão experimentando mudanças que lhes dão esperança, ou melhor, fazem a experiência da ressurreição.

Assim, a Semana da Cidadania é um meio, assim como muitos outros.

Carmem Lucia Teixeira
Setor de Pesquisa e Publicações
CAJU- 08/03/2007
pesquisa@casadajuventude.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário