20 de março de 2011

Reunião CRPJ Leste 1

Com a presença das dioceses de Barra do Piraí/Volta Redonda, Valença, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Friburgo e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (CRPJ) Leste 1 esteve reunida nos dias 19 e 20 de Março, na casa paroquial no centro de Valença, da Catedral de Nossa Senhora da Glória.

O sábado começou com a oração do Ofício Divino das Comunidades do Tempo Quaresmal e uma revisão do Calendário Regional da PJ, confirmando as agendas regional e diocesanas com a juventude.

A noite, a CRPJ pode participar da Celebração eucaristia, na capela Nossa Senhora do Rosário com toda a comunidade eclesial presente, Missa essa, preparada pelos jovens da paróquia e presidída pelo Pe. Edilson de Medeiros (pároco da Catedral), que durante a homilia convidou cada jovem da CR para artilhar um pouco da realidade da sua diocese de origem. Com o término da missa, a CR voltou a reunião que adentrou a madrugada.

A manhã de domingo iniciou-se com uma oração para animar os trabalhos do dia e fizemos uma avaliação da CRPJ Leste 1 e Assessoria e a relação com o Setor Juventude nas Dioceses. Logo após a conversa girou em torno da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madrid, sobre os jovens das Dioceses que estão se preparando para participar. e distribuição dos subsídios da Jornada Diocesana de Juventude (JDJ).

Foi conversado também sobre o adiamento, para 2012, da Semana Interdiocesana, que acontece na cidade de Mendes em Julho de cada ano e esse ano teria como tema Juventudes, entretanto, por incompatibilidade de datas com o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). Com isso a PJ Regional incentivará para que os jovens participem do Muticom, que acontece de 17 a 22 de julho de 2011, na PUC-Rio, e com ansiedade aguarda a Semana Interdiocesana em 2012.

Após esses assuntos o Regional Leste 1 fez a avaliação da Ampliada de Imperatriz. A avaliação girou em torno da participação do Regional, dos projetos aprovados, da Secretaria Nacional da PJ (SNPJ) e da Comissão Nacional de Assessores da PJ (CNAPJ).

A Assembléia Regional da PJ (ARPJ) foi um dos últimos assuntos dessa reunião. Marcada para os dias 16, 17 e 18 de setembro de 2011, ela pretende avaliar a caminhada da PJ no Regional nos últimos 3 anos, bem como planejar para o próximo triênio.

Nesse mesmo domingo, Dom Elias, Bispo da Diocese de Valença, agraciou a reunião com sua presença e participação. Ele ressaltou a importância do trabalho com a juventude e dessa Coordenação permanecer perseverante neste trabalho com a Pastoral da Juventude. Antes de ir embora, deixou uma mensagem para a juventude. Acompanhe abaixo:




Agrademos aos jovens, padres, seminaristas, a D. Elias e toda Diocese de Valença pela acolhida e carinho para com todos esses jovens reunidos. Sem dúvida todos saíram de lá com a certeza de que "Se nós trabalhamos e lutamos é porque sabemos em quem colocamos nossa esperança, no Deus vivo” (1Tm 4,10)


Autor: Gabriel Jaste
Teias da Comunicação Leste 1

2 comentários:

  1. Pois é pessoal!!!
    Não pelo fato de ser o meu Bispo, mas fiquei muito feliz com a presença de Dom Elias nesta reunião. Pois tivemos a oportunidade de 'repensar' e 'pontuar' a partir de nossas reais preocupações, anseios e sonhos o futuro de nossos trabalhos. Digo do fundo do meu coração: De forma, simples, dinâmica e objetiva, "O PASTOR" (Bispo) SE FEZ JOVEM COMO NÓS! Por isso, ainda insisto: Vale apena acreditar na Igreja, pois nem tudo está perdido!
    Abração à todos e muito obrigado pela presença de vocês nas terras valencianas. Tenho certeza de que Valença sempre nos surpreenderá, não somente com a calorosa acolhida, mas também, pelo abraço fraterno e generoso do nosso pai e Pastor, Dom Elias.
    Welder - "Pretinho"

    ResponderExcluir
  2. Dom Elias realmente foi "impar" nesta reunião... "No batismo nos tornamos iguais com responsabilidades diferentes" Dom Elias

    ResponderExcluir