22 de março de 2012

14° ADPJ em Volta Redonda/Barra do Piraí

Iniciou-se no sábado, dia 17 de Março de 2012, Centro Foyer de Charitê em Mendes, a 14° Assembléia Diocesana de Volta Redonda/Barra do Piraí (14°ADPJ). Com a presença de todos os quatros regionais que compõem a diocese e a representação da CRPJ Leste 1 na pessoa de Alex de Almeida, o dia se começou com muita alegria e um convite: Vamos a Belém? Foi inspirado no nascimento do Cristo salvador que se deu a mística da manhã.

Após o lanche foi colocado pela assessora Ana Paula, a realidade sócio-política da juventude e um dado interessante levantado foram os dados que apontam que os jovens são os que mais sofrem violência, contudo são os que mais cometem homicídios. Assim foram vistos alguns desafios: Fomentar as discussões, nos grupos de base, sobre a temática da violência entre a juventude e redução da maioridade penal; trabalhar a realidade da juventude com estudos e de forma lúdica nas bases; assumir concretamente a Campanha CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS concretamente.

Roberto fez uma reflexão sobre a importância de sermos Igreja Jovem em todos os lugares. Aline traz a importância da juventude se fazer presente e atuante nos conselhos municipais de juventude e Braga completa fazendo memória das conferências e principalmente das lutas na 2° conferência nacional.

Conduzidos a Capela, dois a dois, os delegados, assessores e convidados, fizeram um lindo momento de oração e cuidado um com o outro, já entrando numa mística de chegada em Nazaré. Após a benção de Dom Francisco Biasin e sacerdotes presentes, começou-se um processo de preparação para a indicação dos jovens que representaram a Diocese na coordenação Leste 1 da PJ. Pedro Paulo e Aline Alice foram indicados e aceitos pela Assembléia e aceitaram o desafio desta nova jornada.

Pe Paulo, de volta ao auditório, começou um resgate histórico da Diocese e da PJ diocesana com o tema: “Herdeiros e construtores coletivos de uma história que se tece em muitas mãos”.Fez memória do JUDICA (Juventude Diocesana Católica), que foi a primeira organização de juventude na diocese e que deu muitos frutos, assim trazendo a responsabilidade das novas gerações em dar sequência nos trabalhos missionários e sociais.

Já à noite, as regiões pastorais se reunirão e escolherão seus representantes para nova coordenação que seria eleita no próximo dia. Gabriel Jaste (CNPJ), representante na CNPJ, fez uma explanação sobre o processo de revitalização latino americano e a importância de trazermos como iluminação para nossa caminhada pastoral.

Na manhã de domingo, Gabriel Jaste fez memória do 10° Encontro Nacional da PJ, que aconteceu em Maringá, destacando a elaboração do subsídio "Somos Igreja Jovem". Logo após, os delegados se reuniram em sub-grupos para analizar e discutir sobre os desafios e metas para a juventude da diocese.

Veja as FOTOS

Teias de Comunicação Leste 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário